Loading...
Empresas

Análise SWOT o que é? Saiba como fazer

Análise SWOT o que é

A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada em ambientes empresariais, para analisar o posicionamento de uma empresa em termos estratégicos e, ao mesmo tempo contribui para a definição de uma estratégia a seguir. O objetivo principal desta análise é então recolher informações sobre os fatores internos e externos que condicionam e influenciam a atividade da empresa.

Apesar de amplamente usada em ambiente empresarial é também possível realizar uma análise SWOT pessoal.

 

O Que Significa as Letras SWOT

SWOT é a sigla dos termos em inglês Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

 

Matriz SWOT

Exemplo de um Matriz para análise SWOT

 

Fatores Internos: são os fatores que podem ser controlados pela empresa, e não sofrem influência direta do exterior. Estes fatores podem ser encontrados dentro da própria empresa ou nas suas principais parcerias. Os fatores internos são constituídos por pontos fortes (destacam a empresa positivamente em relação às empresas concorrentes) ou pontos fracos (colocam a empresa numa posição inferior em relação a empresas concorrentes).

Fatores Externos: são os fatores que não são controlados pela empresa, no entanto, têm um impacto direto (positivo ou negativo) na atividade da empresa. Podem decorrer de mudanças no ambiente competitivo, sociocultural, político/legal, que justifiquem mudanças internas na organização. Os fatores externo podem ser oportunidades (fatores externos que contribuem favoravelmente para a empresa com potencial de trazer-lhe vantagens competitivas e melhorar o seu desempenho) ou ameaças (fatores externos negativos que representam um entrave para um bom desempenho da atividade da empresa).



Um Exemplo de Análise SWOT

 

Pontos Fortes (S) Pontos Fracos (W)
Internos – Qualidade dos produtos/serviços

– Produto/serviço inovador

– Competências de gestão

– Proximidade ao cliente

– Baixos custos iniciais

– Preços acessíveis

 – Produtos muito semelhantes aos da

concorrência

– Falta de experiência do recursos humanos

– Falta de fatores de diferenciação

– Localização do negócio

– Pouca notoriedade da marca

Oportunidades (O) Ameaças (T)
Externos – Mercado em expansão

– Mercado internacional

– Mudança para novo segmento no

mercado, com alta rendibilidade

– Alianças estratégicas ou fusões

– Acessibilidades

– Concorrencia com mais tempo no mercado;

– Crise económico-financeira

– Mudança de hábitos do consumidor

– Sazonalidade

– Alterações Climáticas

 

Análise SWOT passo a passo

 

Depois de compreendido o conceito é hora de construir a análise SWOT da sua empresa. Para isso deve:

  1. Definir e analisar cuidadosamente as vantagens e desvantagem que a sua empresa apresenta em relação à concorrência. Identifique pontos fortes e pontos fracos, tentando compreender quais os motivos por de trás dos pontos identificados, e o que poderá fazer para solucionar os pontos francos.
  2. Identifique as oportunidades e ameaças exteriores. Analisando o mercado onde a sua empresa está inserida, deverá conseguir identificar as influências positivas e negativas oriundas do exterior. Este tópico está inteiramente relacionado com o futuro da sua empresa. Os resultados desta análise, devem ser utilizados para definir a estratégia futura da empresa.
  3. Faça uma síntese final. Depois de recolher todas as informações relevantes, tem todos os elementos necessários para poder construir a análise SWOT da sua empresa. Utilize as informações recolhidas, para melhorar a estratégia e o posicionamento da sua empresa no mercado.

 

Vantagens da Análise SWOT

 

  • A metodologia da análise SWOT adaptasse às diferentes dimensões de uma organização, i.e., pode realizar uma análise SWOT para uma grande, média, pequena ou microempresa;
  • Fazer uma análise SWOT permite às empresas conhecer a realidade que as rodeia e identificar fatores limitativos de crescimento;
  • Através da análise SWOT poderá definir uma nova estratégia para a sua empresa, de forma a aproveitar melhor as oportunidades e pontos fortes, e reduzir ou eliminar os pontos fracos.

 




Leia também:

Em que consiste a técnica de Brainstorming

Em que consiste o desconto de Rappel

Retribuição Mínima Mensal Garantida em 2018

 

Comentários