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19 Dicas para melhorar desempenho de loja online

O E-commerce (ou comércio eletrónico) é atualmente um dos mais importantes fenómenos da Internet em ascensão, sendo que o mesmo possibilita aos consumidores transacionarem bens e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo ou distância. O comércio eletrónico surge como um aditivo ao modelo de negócio convencional, ajudando a impulsionar as vendas e a alcançar um público diferente.
São vários os pontos em que se deve focar para melhorar o desempenho da sua loja online. Com este artigo, não iremos fazer uma lista exaustiva de todos eles, mas sim, falar-lhe de alguns pontos essenciais para ter em consideração na gestão diária da sua loja online. Conheça as nossas 19 Dicas para melhorar desempenho de uma loja online.

 



1 Destaque a sua marca

Use a sua marca de forma consistente. Tenha o cuidado de verificar que a sua marca ou logótipo está facilmente visível na página inicial e no cabeçalho.

 

2 Produtos em Destaque

Destaque alguns produtos na página inicial da loja online. Poderá destacar os produtos principais ou os produtos mais vendidos, desta forma conseguirá impressionar os visitantes e convence-los do que chegaram ao sitio certo.

 

3 Caixa de Pesquisa

Todas as lojas online devem ter uma caixa de pesquisa, para que os utilizadores possam facilmente encontrar o que procuram. A caixa de pesquisa deve estar num ponto bem visível e de rápido e fácil acesso. Se um visitante procura um produto em específico, com a caixa de pesquisa poderá encontrar rapidamente o que procura.

 

4 Página Sobre Nós

Para muitos dos potenciais clientes, conhecer a história de uma determinada marca/empresa é um ponto crucial no momento de decidir a compra. Nesta página fale sobre a equipa que está por detrás da Marca? Quais os valores que partilham? Qual a sua história ou como tudo começou? A página Sobre nós é importante para criar uma ligação com os clientes.

5 Carrinho de Compras bem visível

Tal como a caixa de pesquisa, o ícone do carrinho de compras deve estar bem visível e ser de fácil acesso. É importante passar uma mensagem clara de que o utilizador está a visitar uma loja online e como tal poderá fazer as suas compras.

 

6 Crie ligação com os seus clientes/visitantes

O envio de newsletters e as redes sociais são uma forma fácil de criar conexão com os seus clientes/visitantes. Fazer com que regressem à sua loja online com frequência é uma tarefa que deve ser cultivada diariamente. Exiba no rodapé, cabeçalho ou barra lateral as ligações para as redes sociais. Convide os utilizadores a inscreverem-se na Newsletter para receberem novidades e descontos em primeira mão. Motive as pessoas a inscreverem-se oferecendo conteúdos gratuitos.

 

7 Coloque os produtos divididos por categorias

As categorias organizam os produtos numa loja online e ajudam os visitantes a aceder a diferentes grupos de produtos de forma rápida e simples. Coloque-se no lugar dos seus visitantes e avalie as categorias da sua loja online. Será que elas fazem sentido? Os nomes escolhidos são os mais indicados?
Torne a sua loja online fácil de navegar e o mais intuitiva possível, isso certamente irá ajudar os visitantes a encontram o que procuram.



8  Imagens dos Produtos

A imagem de um produto é um fator decisivo para o sucesso das vendas. Conhece o ditado: “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Esse ditado nunca teve tanto significado como agora. Adicionar uma imagem bem cuidada e deslumbrante a um produto, certamente irá encorajar os visitantes a clicar nessa página e consecutivamente aumentam as possibilidades de compra.

 

9 Descrição do produto

Fornecer uma descrição cuidadosamente sobre um produto é um ponto essencial para que o cliente sinta que está a fazer uma compra segura e com conhecimento. Fale sobre as características do produto, quais as vantagens e como pode ser aplicado ou usado. Fornece aos seus clientes informações adequadas sobre o produto. Não se esqueça de trabalhar o SEO. No e-commerce todas as páginas de produtos são importantes para reforçar a sua estratégia de SEO.

 

10 Chamadas para ação

Para além de uma imagem deslumbrante e de uma descrição cuidadosa é necessário incluir chamadas para ação nas várias páginas da loja online. Quer isto dizer que os visitantes deveram conseguir adicionar produtos ao carrinho de compras diretamente de uma categoria de produtos ou de um resultado de pesquisa, sem ter que entrar diretamente na página do produto.

 

11 Preço dos produtos sem surpresas

A informação sobre o preço dos produtos deve ser a mais clara e objetiva possível. Se adicionar custos surpresa, como impostos, no processo de checkout, isso poderá fazer com que os visitantes fiquem insatisfeitos e acabem por abandonar a compra. Seja o mais objetivo possível sobre custos adicionais (se existirem).

 

12 Avaliações sobre os produtos

Construir uma relação de confiança é um ponto essencial em todos os negócios. As avaliações dos produtos, feitas por clientes ajudam a construir essa relação de confiança. Inclua na sua loja online as revisões ou avaliações de clientes satisfeitos.

13 Produtos Relacionados

A inserção de uma secção para produtos relacionados poderá alavancar as suas vendas online.
Imagine que vende roupa, se alguém comprar uma camisola, talvez tenha interesse em comprar o look completo. Disponibilizar uma secção para incluir produtos relacionados certamente irá desencadear mais vendas.

 

14 Diversifique as opções de pagamento

Tal como a falta de clareza no preço final dos produtos, o facto de chegar ao fim da sua compra e não ter disponível o método de pagamento que mais gosta, poderá fazer com que abandone a compra. Disponibilize os métodos de pagamento mais usuais, como PayPal, Cartão de Crédito ou Referência Multibanco. Restringir as formas de pagamento poderá ser uma limitação para a finalização de uma compra.

 

15 Certificados de Segurança SSL

Os certificados de segurança transmitem confiança aos visitantes da sua loja online. Se a sua loja online tiver um cadeado verde (Certificado SSL), estará a informar aos visitantes que estão a comprar num ambiente seguro. Desta forma, os clientes sabem que ao introduzir os seus dados pessoais, detalhes de cartão de crédito, etc, estão a fale-lo num website que se preocupa com a segurança dos seus dados.



16 Informações de Stock

A disponibilidade de um produto estimula as vendas. Com o aumento exponencial de lojas online, um usuário prefere comprar numa loja que enviará os produtos no dia seguinte ou até no próprio dia. Se o visitante souber que o produto está em stock, isso fará com que as probabilidades de comprar aumentem. Trata-se de gestão de expectativas.

 

17 Possibilidade de compra sem registo

É importante permitir que os clientes possam comprar sem que seja obrigatório a criação de uma conta de cliente. Simplificar o processo de compra irá aumentar a probabilidade de um determinado visitante finalizar a encomenda.

 

18 Website adaptado a dispositivos móveis

Este é um ponto mais do que obrigatório nos dias de hoje. Qualquer website institucional, blog ou loja online deve estar devidamente adaptado a dispositivos móveis.

 

19 Velocidade

Por último e não menos importante é a velocidade do seu website. As pessoas têm pouco tempo a perder. Se o seu website demorar demasiado tempo abrir o visitante poderá desistir de navegar. Por outro lado, os motores de busca como o Google, Bing e Yahoo tendem a classificar melhor os sites mais rápidos.

 

Estas são algumas dicas para melhorar desempenho de uma loja online. Caso queira partilhar connosco mais dicas para melhorar desempenho de uma loja online, escreva-as na caixa de comentários. Teremos todo o gosto em conhecer as suas dicas.




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