Loading...
Empresas

Em que consiste a técnica de Brainstorming

O que é o Brainstorming?

Brainstorming é uma expressão inglesa formada pela união das palavras “brain”, que significa cérebro, e “storm”, que significa tempestade. Em português significa turbilhão de ideias ou, simplesmente, tempestade de ideias.

 

O Brainstorming em contexto empresarial

O brainstorming é um trabalho de grupo, frequentemente usado pelas empresas como forma de:

  • Resolver um problema ou assunto;
  • Desenvolver novas ideias ou novos projetos para a empresa;
  • Estimular o pensamento criativo/imaginação dos colaboradores;
  • Compilar várias ideias e/ou informações.

Este tipo de técnica consiste em lançar, sobre um tema proposto, o maior número de ideias, num período limitado de tempo, ou seja, provocar e captar ideias em estado nascente sobre um tema, antes de as submeter às regras de pensamento lógico. Muitas vezes, aquelas que parecem ideias ridículas dão origem a outras ideias originais e criativas, sob a forma de soluções para o problema ou assunto em questão.

Para que esta técnica resulte, é necessário que o grupo esteja liberto de ideias pré-concebidas e inibições relativamente à aplicação desta técnica. O número de participantes ideal para aplicar esta técnica deve estar compreendido entre 6 e 12, de forma a evitar a passividade dos participantes ou a multiplicidade de fontes. O tempo a disponibilizar para este tipo de atividade depende dos objetivos a atingir e pode variar entre 10 e 90 minutos.



Como aplicar a técnica do Brainstorming

Este tipo de técnica deve ser utilizada para estimular a imaginação, solucionar um problema com novas ideias e formar profissionais ativos.
Deve haver alguém responsável por enunciar os princípios da técnica, esclarecendo o seu papel e o que se espera dos participantes. A imaginação é livre e bem recebida, mesmo as ideias que possam parecer absurdas.
Esta técnica pode contribuir para produzir um grande número de ideias, sendo que a crítica e a autocrítica de uma ideia dessem ser rigorosamente proibidas. É necessário ouvir as ideias dos outros e, a partir dessas ideias, fazer associações livremente.

 

Etapas de aplicação do Brainstorming

Para que esta técnica possa trazer os resultados esperados para a empresa, é importante respeitar as seguintes etapas:

  1. Formulação do problema;
  2. Solicitação ao grupo de uma solução nova;
  3. Fornecimento de instruções;
  4. Registo de todas as ideias apresentadas;
  5. Analisar e arrumar as ideias.

 

Formulação do Problema:

O problema deve ser definido com antecedência. De nada valerá a reunião se o motivo por detrás não estiver bem claro. Ao longo da reunião, os participantes devem focar-se nesse tema sem perder a concentração.

 

Solicitação ao grupo de uma solução nova:

Depois de o problema estar devidamente formulado, é necessário comunicar ao grupo qual o problema que pretende ser resolvido, e solicitar ideias que permitam solucionar o assunto em questão.

 

Fornecimento de instruções:

Lançado o tema, todo o grupo deve participar, lançando o maior número de ideias que serão registadas sem alteração ou apartes críticos pelo formador.

Para evitar que todos falem ao mesmo tempo ou que alguns não participem, a pessoa responsável (mediador), deverá propor que se siga uma determinada ordem e, se por acaso um alguém não tiver nenhuma ideia, quando chegar a sua vez, pode dizer “passo”, por forma a não quebrar a dinâmica e dar a oportunidade a outro elemento do grupo.

 

Registo de todas as ideias apresentadas:

Deve registar todas as ideias apresentadas, mesmo aquela que possam parecer pouco úteis para o problema que estão a debater.

Construa a sua reserva de ideias. Nestas reuniões podem aparecer boas ideias que por um motivo ou outro não podem ser aproveitadas. Mas isso não quer dizer que não as possa usar numa outra oportunidade.

 

Analisar e arrumar as ideias:

Após terminado o período pré-estabelecido para a produção de ideias/soluções para o problema, o formador deverá propor uma estratégia para analisar e arrumar as ideias. O formador poderá solicitar ao grupo que apresente uma metodologia para a seleção e escolha das melhores ideias.

 

Tem um problema ou um assunto na mesa por resolver? Selecione alguns elementos da sua equipa e prepare um Brainstorming com as nossas dicas.




Artigos mais populares:

Guia Para Abrir Empresa em Portugal 2018

Taxas alfandegárias 2018. Como calcular o valor a pagar?

Como Calcular o Rácio de Autonomia Financeira

Comentários