Loading...
EmpreendedorismoEmpresas

Franchising o que é?

Pretende adquirir um franchising? Saiba em que consiste esta estratégia empresarial.

 

Neste artigo pretendemos dar resposta às seguinte questões: Franchising o que é? Quais os tipos de Franchising que existem?

O franchising é um modelo empresarial que funciona em parceria. De uma forma genérica o franchising permite que uma empresa (franchisador) com um formato de negócio já experimentado ceda a terceiros (franchisados), em troca de contrapartidas financeiras, o direito de explorar os seus produtos ou serviços, de usar a sua marca comercial e ainda a implementar os seus métodos de gestão.

 



De enorme flexibilidade, na medida em que está ao serviço de todos os sectores económicos, o franchising surge cada vez mais como uma opção para quem quer montar o seu próprio negócio. O conceito parece ser extraordinariamente apelativo para o potencial empresário, já que implica um risco mais limitado do que o habitual ao oferecer negócios já testados no mercado, além do apoio técnico e administrativo na gestão do dia-a-dia.

Na legislação portuguesa, não existe um padrão neste tipo de negócio. Trata-se de um contrato atípico, uma vez, que não é regulado por quaisquer preceitos legais específicos, encontrando-se, no domínio da autonomia negocial das partes.

Importante será ainda referir que o franchisado tem personalidade jurídica própria, isto significa que as empresas são totalmente autónomas quer financeiramente quer juridicamente.

Tipos de Franchising:

  • Franchising de distribuição: O franchisado comercializa um produto fabricado pelo franchisador, sob a marca do qual é titular o último, beneficiando-se de assistência técnica e comercial.
  • Franchising de serviços: O franchisado presta um serviço, através de uma marca ou nome comercial licenciados pelo franchisador, com base nas diretrizes estipuladas pelo último.
  • Franchising de indústria: O franchisado fabrica, ele próprio, o produto a comercializar, sob uma marca ou nome comercial, segundo as indicações do franchisador.

 

Num momento em que o espírito empreendedor está bastante presente no nosso dia a dia, mas o receio de iniciar um negócio traz riscos acrescidos e incógnitos, obter um franchising de sucesso poderá revelar-se uma oportunidade de negócio atrativa, e mais segura.

 




Lei Também

O que é a Bitcoin?

Características de uma Sociedade Anónima

Como Calcular o Rácio de Autonomia Financeira

Comentários