Loading...
Empresas

O que é uma fatura proforma?

Já ouviu falar em ‘proforma’ ou ‘fatura proforma’, mas não sabe exatamente o que é?

 

Neste artigo vamos explicar de forma detalhada, o que é uma fatura proforma, quais as circunstancias em que a mesma deve ser emitida,e onde entra este documento no processo de venda.

O processo de venda inicia-se com uma consulta de preços. Após a manifestação de intenção de compra, procedesse à emissão de uma fatura proforma. A proforma é assim um documento que atesta ao cliente que a fatura final será emitida de acordo com os dados da fatura proforma. Poderá converter a fatura proforma em fatura final, e após boa cobrança, emitir o recibo de pagamento, ficando assim concluído o processo de venda.



Em que consiste uma fatura proforma e em que circunstâncias é usada?

Uma fatura proforma é um documento informativo e sem validade fiscal, cujo objetivo principal é transmitir informações comerciais sobre uma determinada venda. Neste documento estão resumidas as características e condições de uma determinada transação comercial. Após a validação da informação por parte do cliente, é emitida a fatura final com base nas informações da proforma.

Apesar de a fatura proforma não ter validade fiscal, atualmente a emissão deste tipo de documento é comunicada à autoridade tributária através do ficheiro SAFT.

A fatura proforma tem especial importância no comércio internacional, sendo um dos documentos necessários para demonstrar as quantidades das mercadorias para efeitos de justificação alfandegária.

 

Quais os elementos a constar numa fatura proforma?

  • Identificação da empresa;
  • Identificação fiscal completa do cliente;
  • Descrição dos bens ou serviços a ser faturado;
  • Quantidades, preços, desconto e respectivo IVA;
  • Indicação de “Este documento não serve de fatura”.

 

Diferenças fundamentais entre fatura proforma e orçamento?

Tanto a fatura proforma como o orçamento são documentos que pretendem transmitir a um cliente informações sobre preços e condições de venda de um bem ou serviço.

Não obstante estes dois documentos terem a mesma finalidade, a forma como são usados difere. A fatura proforma é amplamente usada por empresas que comercializam produtos. Por sua vez, o orçamento é mais comum nas empresas de prestação de serviços.

 



 


Lei também:

19 Dicas para melhorar desempenho de loja online

Guia Para Abrir Empresa em Portugal 2018

Pagamento Especial Por Conta 2018

Comentários