Loading...
Empresas

Rácio de Solvabilidade, o que significa? Como calcular?

Rácio Solvabilidade Empresas

Rácio de Solvabilidade de um empresa, saiba como interpretar o valor e conheça a fórmula de cálculo.

 

Neste artigo vamos aprofundar a interpretação do rácio de solvabilidade, qual a sua importânica e como o podemos calcular.

 

Na gestão de uma empresa os valores dos rácios financeiros representam uma ótima maneira para apurar a “saúde” de uma determinada organização. Quanto melhores forem os resultados obtidos pelos rácios financeiros, mais atrativa se torna uma empresa a novos investidores ou aos olhos da banca para financiamento.

Os rácios financeiros, são instrumentos de gestão (indicadores), que permitem informar os empresários e gestores do estado em que as suas empresas se encontram. Estes rácios, quando analisados com uma periodicidade adequada, permitem identificar potenciais riscos no negócio, e alertar para a urgência de uma alteração na estratégia de uma determinada organização.

 

Relacionado: Como Calcular o Rácio de Autonomia Financeira

 

Rácio de Solvabilidade o que significa?

Este rácio financeiro mede a relação entre os capitais próprios de uma empresa e os capitais alheios (Passivo). O seu resultado permite averiguar  a capacidade de uma empresa em liquidar as suas dividas. Um valor superior a 1 quer dizer que o património da empresa é suficiente para cobrir todas as suas dividas. Se o valor do rácio for inferior a 1, significa que a empresa não tem meios próprios para cumprir com as suas dividas (Estado, bancos, fornecedores, …).

 

Rácio de Solvabilidade como Calcular?

O valor do rácio de solvabilidade é apurado atravez da seguinte formula:

Solvabilidade = (Capital Próprio)/(Passivo Total)

 

Qual o valor ideal?

  • Inferior a 0,4 → Má Solvabilidade;
  • Entre 0,4 e 1,5 → Boa Solvabilidade;
  • Acima de 1,5 → Ótima Solvabilidade.




Lei também

Análise SWOT o que é? Saiba como fazer

Em que consiste o desconto de Rappel

O que é um ato isolado? Quando e como emitir?

Comentários